Friday, February 19, 2016

Como Feliciano tenta te convencer com mentiras


Entre as diversas facilidades que a internet trouxe para a vida da gente, a de propagar mentiras é a que mais me incomoda.

Há um vídeo do Pastor Marcos Feliciano dando um depoimento em que se diz atacado, alegando que militantes da comunidade lgbt ofenderam suas crenças durante a Parada LGBT 2015, ocorrida em São Paulo. 


Além de uma música lenta ao fundo de sua fala para comover com seu discurso falacioso, ele utiliza de outros artifícios para manipular o público. Ele apresenta fotografias de maneira leviana a fim de confundir os desinformados ou que não se preocupam em verificar a veracidade dos fatos antes de compartilhar um vídeo.

Este vídeo me causou imensa repulsa, e irei explicar o porquê. 

Primeiramente gostaria de deixar claro que sou contra qualquer tipo de ataque ou desrespeito a religiões. E quem me conhece, sabe disso. Sou a favor do respeito, e NÂO somente a religiões, mas também as pessoas. E TODAS ELAS. Mas mais importante que defender a religião que eu acredito/sigo, é defender todas que existem. O que é sagrado para mim, não é o mesmo que é sagrado para o outro. O respeito deve ser mútuo.

Vamos então as imagens que causaram indignação ao Feliciano.

Primeiro ele mostra o beijo entre "Jesus" e um outro homem. Concordo e também sou contra a sexualização de uma figura religiosa. Mas mostrar uma foto da parada gay dos Estados Unidos de 10 anos atrás, sem deixar claro isso, quando a pauta em questão é a Parada Gay brasileira de 2015, e pior, ainda citar leis brasileiras para exigir punições para os "envolvidos" nessas fotos, é não somente incoerente como desonesto. Ele sabia que somente as fotos da parada de São Paulo não chocaria, então buscou outras para ilustrar seu discurso. 

Segundo ponto e talvez um dos mais importantes: Em seguida, ele mostra fotos ainda mais chocantes, As fotos em que há duas pessoas quebrando imagens sacras e outra introduzido crucifixo no orifício anal. Essas sim são brasileiras, mas não são da parada gay. É da marcha das vadias, que é um movimento feminista que ocorreu em 2013. Entretanto, as representantes do movimento repudiaram esse ato isolado protagonizado por esses dois indivíduos descontrolados. (1

Então gostaria de deixar claro que TAMBÉM sou contra pessoas quebrarem imagens sacras, pois são importantes símbolos para os católicos. Mas abomino não somente esse fato isolado. Abomino também a praticada por diversos pastores evangélicos em seus cultos. Não é justificando um fato com o outro, mas se quer trazer algo de 2013, para se mostrar indignado com um movimento de hoje, traga tudo. Mas já que é para trazer eventos antigos, por que não trazer o vídeo em que pastor da igreja Universal chuta a imagem de Nossa Senhora? (2)

E será que não é desrespeito religioso quando Marcos Feliciano chama o catolicismo de religião "morta e fajuta" e diz que os mesmos adoram santanás? (3

Por que esse desrespeito ele não cita? Já que é para trazer fatos antigos que traga. Só que diferentemente dele que é "O" representante de uma igreja, o casal que quebrou as imagens não são representantes de NINGUÉM e agiam somente por si. 

E se é pra falar em desrespeito... Por que não citar os cartunistas franceses que zombaram de figuras sagradas islâmicas? (4

Ou porque não lembrar das religiões afrodescendentes que são perseguidas por evangélicos fanáticos? (5) (6) (7)

Porque é muito fácil lutar por respeito por algo que nos convém. Brilhante é lutar por um respeito coletivo.

Por fim, a única foto real das diversas que eles mostram é da transsexual. crucificada. Na minha época de catecismo, eu aprendi que não existe pecadinho ou pecadão. Existe é pecado. Ninguém é mais ou menos digno de fazer uma representação de Jesus Cristo. O que mais presenciamos é a representação de Cristo fora de um contexto religioso, mas nunca presenciamos tamanha rejeição e indignação como a agora. Será que a indignação se dá realmente porque se tem uma presentação de Cristo ou porque é uma transsexual? 

Ela em nenhum momento se comparou a Cristo, mas sim nos comparou aos que crucificaram ele. Na minha opinião não houve nenhum desrespeito e já até abordei em uma postagem no meu face detalhando o porquê. Mas se ainda sim, alguém se sentiu desrespeitado, porque insistir em dizer coisas contra o movimento lgbt, sendo que haviam milhares de pessoas em uma parada quando a atitude de apenas uma o incomodou?

A mim, a pedofilia e abuso sexual praticada por muitos sacerdotes e acobertada pelo vaticano, me constrange e ofende muito mais. Ou a maneira corrupta que alguns pastores evangélicos administram suas igrejas e exploram seus fieis. Isso me constrange, isso me ofende. Mas ainda assim, não me vejo no direito de apontar o dedo para um grupo de pessoas tão grande e responsabilizar todos pelos atos, como o Pastor Marcos Feliciano insiste em fazer. Querendo encontrar cada vez mais justificativas para o ódio infundado que ele SEMPRE demonstrou ter por esse grupo de pessoas. 

Por isso assistir esse vídeo me incomoda tanto e me incomoda também ver pessoas o compartilhando. É uma mistura de incoerência e informações distorcidas.

VInicius D'Avila