Friday, July 08, 2016

Um ministérios de homens brancos



Ainda sobre os ministérios de Temer e o fato de não ter nenhuma mulher e nenhum negro, é algo que deve ser devidamente pontuado.
A piada do momento da direita criativa é basicamente que:
"Tem que ter negro e mulher no ministério? Amigo, tem que ter gente competente, é governo, não é elenco do Power Rangers"
A pobreza e a ignorância da piada só não é mais lamentável pelo número de jovens que a compartilham. Se você não entende o básico de proporcionalidade e representatividade, dificilmente entenderá o que irei escrever.
Óbvio que competência é o mínimo que se espera em indicados a ministérios do governo (e que também não sejam indiciados em esquema de corrupção, mas isso já é outra história). O grande problema é que somos um país onde a maior parte da população (51%) é mulher e a maior parte da população é negra. Será que entre tantas pessoas desse nosso Brasil não há mulheres ou negros competentes suficientes para os cargos? Ou será que só temos mais um exemplo aqui de como a sociedade não dá oportunidades iguais e estamos inseridos em uma sociedade comandada por homens brancos que privilegiam sempre homens brancos?
Enquanto a New York Times critica o retrocesso do ministério do Temer (1) e o atual primeiro ministro do Canadá justifica que 50% do seu ministério é formado por mulheres justamente porque estarmos em 2015 (época que ele foi eleito) (2), o Brasil faz um caminho totalmente contrário sinalizando um governo com bases retrógradas e conservadoras. E ainda tem gente achando que essa equipe de ministério foi simplesmente baseada em coincidência de uma escolha por competência.
E é ai que vem a resposta pronta e vazia do "não é elenco do power rangers".
Quando Viola Davis se tornou a primeira mulher negra a vencer o Emmy, ela fez um discurso belíssimo e suas palavras naquele dia, cabem perfeitamente aqui:
" (...) E deixe-me dizer uma coisa, a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem."
Sem entendermos a profundidade da questão, não iremos entender o quão problemática essa situação é. A ironia de tudo isso, é que ainda na votação do impeachment do Senado, Danilo Gentili diz que confundiu a senadora Regina Sousa, mulher e negra, com a tia do café (3). Porque também deve ser coincidência, ter a imagem que toda mulher negra está predestinada a ser isso.

(Vinícius D'Ávila)