Wednesday, December 30, 2015

Richard




A diferença entre a paciência com que arruma suas coisas e a ansiedade com que levo meus dias. Entre o seu receio dos que se tornam rapidamente amigos e a minha fugaz necessidade de ser amigo para sempre. Entre suas habilidades de cozinheiro de dar inveja a qualquer Ana Maria e minha dificuldade em cozinhar um simples ovo. Entre o seu amor inexplicável pelo Bar do Patrick e a minha aceitação em só ir lá porque morava perto. Entre você beber e esquecer de tudo e das histórias que eu relembrava depois que bebia. Entre você ter sorte no amor e eu ter sorte nas partidas de Uno.

Falo para você sem receio de arrependimento e com base nesses dois últimos anos: Você é um dos melhores amigos que tenho e uma das melhores lembranças que trouxe embora do rio.

Ainda que eu tivesse dificuldade em manter promessas e você em manter amizades à distância, fez com que prometêssemos nos ligarmos uma vez por semana. Mas de alguma forma eu sempre soube, ainda que não almoçássemos juntos na mesma frequência ou não mais voltássemos juntos de todas as festas, a amizade não morreria ali. 

Você fez com que mesmo longe eu me sentisse em casa. Porque perto de você eu sentia uma liberdade dificilmente sentida no mundo de hoje. Liberdade de dizer o que penso sem ser repreendido por falso moralismo ou conselhos com interesse! Querer ver meu bem sem pedir nada em troca. Uma sensação de bem estar e proteção que só capa de chuva e anjo da guarda podem nos causar.

Eu gostava de ter a minha imagem associada a você. De uma maneira que quando outras pessoas me vissem na faculdade me perguntavam por você. Eu gostava de ter a certeza que você morava perto, de que estudávamos na mesma Universidade, que qualquer plano que eu fizesse pro fim de semana você estaria disposto e com sorriso no rosto.

Mas ai chega o dia de ir embora e o mesmo destino que traz, leva. Fica aqui então um pedido de um amigo com coração apertado: me ensina a não quebrar promessas que eu prometo te ensinar a manter amizades a distâncias.

te amo meu amigo.