Monday, February 18, 2008

Vaidade



Ela era muito vaidosa. E o tempo estava trazendo o que ela tanto temia. Ali na frente do espelho eram mais visíveis os defeitos. Ela arrumava e penteava o cabelo, atrás de uma beleza que não mais voltaria. A beleza agora era diferente. Quanto mais bela e vaidosa, maior será o medo de envelhecer. As mãos já não tão lisas tentavam inutilmente esconder os sinais do rosto. Por algumas vezes interrompia seu ritual para conferir o final dos personagens na novela. A TV ligada ainda trazia a vida aquela casa. Procurava cravos para que pudesse espremer. Uma das únicas coisas que o tempo não levou junto com sua juventude.
Igualmente vaidosa ela era bela. Tão bela que fazia nascer vários amores. Amores que eram esquecidos na mesma velocidade de seus sonhos. Todas as noites sonhava sonhos excêntricos, mas ao acordar os esquecia antes que pudesse contar a alguém.
Todo dia ainda colocava sua caixinha de música pra tocar. Ao fechar os olhos conseguia sutilmente se sentir jovem por alguns segundos.
Passava lápis nos olhos, batons nos lábios e anéis nos dedos. Era como se fizessem parte dela.
Olhou mais uma vez para a carta que havia chegado. Um antigo amor queria revê-la. Ela parou por alguns segundos e rasgou com as mãos tremulas. Queria que ele se lembrasse dela sem tantos aniversários. Que ele se lembrasse dela com seu vestido roxo e seus olhos azuis sem rugas. Se fosse para amar de novo que fosse realmente novo.
Mas não era amor que procurava. Era ser jovem de novo. Não entedia que paz diziam encontrar na velhice. Ela só via aflição. Não estava tão velha apesar de não estar mais tão jovem, mas para os olhos dela cada vela soprada levava um brilho dela. Segurou o choro para não borrar a maquiagem e ficou se olhando no espelho procurando o que poderia mudar para diminuir as marcas.
Melhoraria ainda mais a alimentação e compraria mais cremes.
Trocaria alguns anos de sua vida para que fosse por alguns dias jovens novamente.
Iria voltar também a fazer yoga.
Mal sabia ela que era em vão aquelas mudanças.
Sua vida encerraria antes do capítulo daquela novela da TV e em pouco tempo ela estaria novamente usando seu vestido roxo.
(Vinícius D'Ávila)