Tuesday, April 28, 2009

Recém Chegado




Vai passar. Eu sei que vai passar. Já me disseram isso. Só que o problema não é a velocidade que está passando, mas é saber que de um jeito ou de outro vai passar. Momentos de falta de inspiração são para darmos valor aos de palavras. Mas os dois momentos irão passar. Porque eu só percebi que nada era eterno depois que havia passado.

Os saudosistas sofrem mais ao constatarem que está passando. Mas todos sofrem. Mas são pequenos detalhes que vão te avisando que a saudade chegou. Em conta-gotas. Chega um dia que você recebe mais convites de casamento do que aniversários 15 anos, afinal não é mais só os amigos de seus pais que estão casando. E morrendo também. A morte passa a visitar com mais freqüência e passa a ser mais dolorosa. Não é diminuindo a importância das pessoas de antes, mas cada vez mais você teve mais momentos pra sentir saudades. Você começa a entender o que querem dizer com sofrer de amor. E você pode dizer com certeza que ama ou já amou. Você passa a concordar com seus pais que sonhos não são tão importantes, na verdade são importantes de se ter, realizá-los nem sempre. E você percebe que seus amigos se espalharam pelo mundo tão mais rápidos que confetes em dia de carnaval e aceita que todas as promessas que fizeram de nunca se afastarem realmente não serão mantidas. E que você já fez tudo aquilo que apenas ouvia dizer que faziam. Já votou, já dirigiu, se alistou, já bebeu, passou mal, bebeu de novo.

Você pensa muito mais em casar, filhos e emprego. Só que agora já sabe com quem casar, os nomes dos filhos e onde quer trabalhar. Quando cantar em videokê passar a dar vergonha e saudades ao invés de prazer. Você perdeu a noção de quantas vezes chorou em público.

Não se lembra mais o nome de todas professoras. Envelhecer consegue ser difícil e prazeroso ao mesmo tempo e na mesma intensidade.

O problema é que vivemos achando que somos eternos e deixamos passar como se não existisse a saudade. Para no fim de tudo sentirmos falta como se nem tivéssemos vividos. (Vinícius D'Ávila)


obs.: Inspirado num texto de Carol César e Caio Fernando.