Friday, September 25, 2009

Há peixes que morrem afogados




Fins sempre me assustaram. Talvez por eu viver numa falsa realidade de que minha vida seja uma novela. Ou um seriado de tevê. A diferença é que eu não espero o fim pra ser feliz. Eu sou feliz agora. A vida é feita de escolhas.

Eu nunca fui de abraços frouxos e conversas adiadas. Porque tudo que tem que ser dito ou tudo que tem que ser feito, que seja. Porque eu demorei muito tempo para entender que meus desejos de que tudo se eternizassem, não eram suficientes para se eternizar tudo que se vivia. Esse que é o problema, calcular a eternidade. Talvez fosse mais fácil entender que não são os fins que sejam trágicos, é que os começos são tão bons. Sabe! Pois por mais limpa que seja a água, os peixes acabam morrendo. A vida é feita de escolhas. E você poderá fingir que nada aconteceu ou se livrar deles. Até as tardes de sábado tediosos terão fins.

É porque para mim, nenhum filme acaba quando acende a luz do cinema. Eu já matei muito herói depois dos créditos.

É porque eu sou saudosista e apaixonado. Pessoas assim brigam contra o fim.

Criar raízes é difícil. Nem sempre as raízes são boas. Mas andar sem equilíbrio é o problema.

Eu prefiro salvar meus peixes. Mas caso eles morram não vou joga-los no vaso e dar descarga. A vida é feita de escolhas e eu prefiro enterrar os meus.

(Vinícius D'Ávila)